© 2017 por Softbus Consultoria e Informática Ltda

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Instagram - Black Circle

Audiência pública em Palhoça sobre rede integrada de transporte coletivo será na próxima segunda-feira

21/11/2019

Encontro é visto como fundamental antes dos vereadores decidirem pela participação no projeto

 

Uma audiência pública será realizada na Câmara de Vereadores de Palhoça na próxima segunda-feira (25), às 19h, para tratar sobre a presença do município no sistema de transporte coletivo integrado da Grande Florianópolis. O encontro é considerado um passo importante pelo Legislativo palhocense para definir sua intenção de participar do projeto.

 

O Estado notificou a prefeitura de Palhoça para que o projeto que autoriza a cidade a participar da rede metropolitana fosse aprovado até o último dia 8. A Câmara Municipal, por sua vez, disse que ainda precisava analisar a questão e que, antes de colocar a pauta em plenário, precisaria realizar a audiência pública.

 

O prefeito de Palhoça, Camilo Martins, diz que, após uma conversa com os vereadores, eles alegaram ter enviado um ofício ao governo catarinense pedindo alguns esclarecimentos sobre o sistema — pontos como a quantidade de linhas municipais e o preço da passagem de ônibus a ser aplicada. A alegação é que a resposta do Estado só foi dada após mais de 120 dias.

 

— Eu acho que é importante, mas a integração sem obras não vai adiantar. Precisamos que o Governo do Estado faça as corredores de ônibus e terminais integrados. Se essas construções forem repassadas para a empresa que vencer a licitação, a população será onerada, pois ficará a tarifa ficará muito cara — declarou Martins.

 

Suderf garante que haverá uma "gestão compartilhada"
 

De acordo com Mateus Hoffmann, superintendente de desenvolvimento da região metropolitana (Suderf), as perguntas encaminhadas só poderiam ser respondidas após a formação da chamada "gestão compartilhada", a partir do momento em que todos os municípios definirem sua intenção de participar da rede integrada.

 

— Nossa intenção não criar polêmica ou entrar em confronto, mas que todos os municípios da região participem do projeto porque entendemos que é bom para aqueles que dependem do ônibus, e isso também será bom para a mobilidade urbana — disse Hoffmann, garantindo que o órgão estará presente na audiência da próxima segunda-feira.

 

Leia mais

TRANSPORTE PÚBLICO

 

Sistema integrado de transporte na Grande Florianópolis terá ônibus sustentáveis
 

Ainda segundo a Suderf, existe um comitê constituído por representantes de todas as cidades envolvidas, e que Palhoça não estaria participando dessas reuniões mensais. Se a Câmara de Vereadores decidir pelo veto sobre a participação no sistema, os estudos serão refeitos pelo órgão ligado ao Estado para que não sejam incluídas as linhas municipais palhocenses.

 

O projeto já foi aprovado pela maioria das cidades da região. A superintendência garante que, se algum município, mesmo após a aprovação para participar da rede integrada, não ficar satisfeito com o que for apresentado ao longo das discussões, poderá se retirar do processo. A licitação referente ao sistema metropolitano deve sair no primeiro semestre de 2020.

Tags:

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Please reload

Posts em Destaques

SGTBus Interactive

17/03/2017

1/3
Please reload

Posts Recentes

28/08/2019

Please reload

Arquivos